A Bomba de Combustível Wayne Helix® 5000 foi a primeira com medidor inteligente instalada no Brasil.
Combate à Fraude no Setor de Combustíveis
Ao longo da sua história, a Wayne vem se destacando pelo investimento em novas tecnologias. Recentemente a empresa tornou-se a primeira a colocar no mercado a bomba segura, que ganhou o apelido de "bomba antifraudes metrológicas”.
O desenvolvimento desta bomba veio para atender uma necessidade do governo, através do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), de combater um tipo de fraude conhecida como “bomba baixa”, em que o display mostra um volume de combustível superior ao que, de fato, é colocado no veículo.
Compromisso com a Integridade
Coube aos técnicos da Wayne o árduo trabalho de criar mecanismos que atendessem às expectativas do Inmetro. Vale ressaltar que os equipamentos da Wayne sempre tiveram essa preocupação de evitar fraudes, pois para nós, além do impacto que esse tipo de procedimento causa ao consumidor final, isso corrompe a imagem de todos os revendedores perante a sociedade, além da perda que acontece com a concorrência desleal.
Depois de lançar a bomba segura, a Wayne firmou uma parceria técnica com o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas) e o Inmetro, para capacitar fiscais e técnicos de manutenção, com objetivo de ter um mercado mais ético, que proteja o consumidor final e o revendedor idôneo.
Stelmo Carneiro, Diretor Geral da Wayne LATAM, diz:
"Logo, para nós, mesmo com a alteração do cronograma para substituição de bombas, ter uma bomba segura é uma maneira do revendedor mostrar ao consumidor sua preocupação com o respeito aos clientes, mostrar a idoneidade da sua empresa e ficar tranquilo diante da fiscalização. Hoje, em São Paulo e no Rio de Janeiro já existem postos utilizando a nova tecnologia, que, se bem trabalhada sob a ótica de marketing, é uma poderosa ferramenta para mostrar à sociedade que estão interessados no combate à fraude metrológica, se diferenciando da concorrência, de forma positiva”.